domingo, 19 de setembro de 2010

A Amazônia virou sertão.



Se me contasse eu não acreditaria, mas a vazante dos rios no amazonas está deixando o estado com cara de sertão mesclado com floresta, complicado de entender? Pois bem, todos os anos, os rios têm a cheia, que é no período das chuvas quando eles sobem de maneira assustadora e logo após esse período, vem o chamado “verão amazônico” que é o período sem chuvas e nessa época acontecem às chamadas “vazantes”, que é a descida dos rios, quando os rios começam a secar para subir novamente e começar todo o processo outra vez. Os amazonenses não precisam viajar para conhecer o sertão nordestino, olha que maravilha.

A mais ou menos dois meses, os rios estão no processo de “vazante” e isso fez com que prefeitos de 11 municípios declarassem situação de emergência em suas cidades. Os municípios que estão em situação de emergência são: Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença e Tonantins, localizadas no Alto Solimões; Ipixuna, Itamarati, Guajará e Juruá, na calha do Juruá, e Alvarães e Uarini, no Médio Solimões. Os habitantes desses municípios estão vivendo de maneira precária, pois o principal meio de acesso a esses municípios é via fluvial, com a seca dos rios os moradores estão sem água potável, sem combustíveis, sem alimentos e medicamentos.

Foto do "Rio Negro"

Apesar de toda essa situação o governo não pode ajudar os municípios devido à demora do processo de liberação do Ministério Publico. O Governador do Amazonas, Omar Aziz, é candidato a reeleição e por esse motivo precisa de autorização do TRE e do Ministério Publico para liberar verbas de ação e defesa civil para esses municípios.

A mais ou menos três meses atrás a Senhora Rede Globo, veiculou uma matéria mentirosa sobre as condições de vida no estado do Amazonas, mostrando vídeos de 1997 (quem é de fora, pode notar a idade do vídeo pelos modelos de carros nas ruas e pelas roupas das pessoas) que não condizem mais com a realidade dos amazonenses, fazendo isso a Rede Globo cria uma raça de ignorantes e é por esses motivos que muitas pessoas na internet, perguntam se Manaus é capital da "Amazônia", onde fica o Pará e o Amazonas ou como funciona a "Amazônia Franca". Além disso, nunca mostra as dificuldades que o estado enfrente em relação a “Cheia” e a “Estiagem” fazendo com que o restante do país tenha uma visão tosca, burra e ignorante sobre o estado. Outra coisa revoltante é a atitude dos prefeitos que ano após anos dizem que irão resolver o problema dos municípios em relação a estiagem, recebem milhões e não fazem nada de útil para resolver o problema. Não podemos controlar a natureza, mas podemos criar outros meios de acesso aos municípios, como estradas, aeroportos e teletransporte (preciso dizer que fui irônico?).

Ósculos e Amplexos fraternos
By Adriano Reis

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! É de suma importância que pessoas como você escrevam sobre esse aspecto do Brasil, especificamente sobre o Estado, pois a mídia oportunista só vai divulgar o que lhe interessa!

    ResponderExcluir