terça-feira, 29 de outubro de 2013

UBES, 65 anos de rebeldia consequente


No dia 25 de junho de 1948 nascia a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, entidade que conheceu o terror da ditadura já aos seis (6) anos de idade. Combativa e aguerrida, a UBES lutou ferrenhamente contra a opressão que se instalou no país pelas mãos dos militares. Os anos de chumbo ceifaram a vida de centenas de estudantes e dentre eles, Edson Luiz, Paraense, radicado no Rio de Janeiro e que foi assassinado pelos carrascos da ditadura após protestar contra o fechamento de um restaurante popular. De 1969 à 1980 a UBES foi considera ilegal pela ditadura militar, obrigando os estudantes a organizarem os congressos na clandestinidade, para não abandonar a luta e o movimento estudantil.

Hoje, madura e experiente, com seus 65 anos de idade, a UBES continua se mostrando combativa e sempre a frente do seu tempo. Com conquistas recentes como a aprovação do estatuto da juventude e a destinação de 75% dos Royalties do Petróleo para a educação, a UBES convida os estudantes secundaristas de todo o país para o seu 40º Congresso, marcado para acontecer entre os dias 28 de Novembro e 01 de Dezembro no estado de Minas Gerais.

O Congresso da UBES reúne estudantes de norte a sul do país para definir os rumos do movimento estudantil pelos próximos dois (2) anos, e na oportunidade eleger a nova direção da entidade. Os estudantes se deslocam de suas cidades através de ônibus, trem ou avião, se engana quem acredita que as dificuldades desanimam essa galera. As histórias são muitas, as experiências são ricas e os debates são calorosos e produtivos.

Os guerreiros do Norte.



Como todos sabem, a região norte é formada em grande parte por estados que não possuem estradas que os liguem as demais regiões do país. Para se ter uma ideia, um delegado que reside em São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, e que precisa chegar ao 40º CONUBES, levará 3 dias de barco de são Gabriel da Cachoeira até Manaus, 1 hora de ônibus do Porto de Manaus até o Aeroporto Eduardo Gomes e 4 horas de voo de Manaus até a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. São quase quatro (4) dias de viagem, isso se o rio estiver cheio, caso o rio esteja em seu período de vazante, o tempo de viagem aumenta, chegando a quase 5 ou 6 dias de São Gabriel até Manaus. Lembro-me que os estudantes universitários do Acre, viajaram durante seis (6) dias para chegar ao 14º CONEB da UNE, em Pernambuco.



Conversei com algumas lideranças dos estados que compõem a região norte e que dedicaram um pouco do seu tempo para nos contar sobre suas expectativas e desafios rumo ao 40º CONUBES. 





Pará

 Para a paraense, militante da UJS e diretora de comunicação da UBES, Laura Eli, “Os estudantes no norte do país passam por tremendas dificuldades, e isso demostra ainda mais a vontade de mudar, daqueles que realmente acreditam na escola e depositam seus sonhos nela. Na minha opinião o estudante brasileiro é um guerreiro, nos sofremos todos os tipos de dificuldades, desde conseguir chegar em todas as escolas Ex: Escolas do campo, ribeirinhos, atingir os interiores de uma maneira mais forte é bem difícil!”. 
A líder estudantil que no dia da entrevista estava no Paraná retirando delegados para o congresso, falou sobre o que espera desse 40º CONUBES, “O que esperamos nesse congresso é poder levar a UBES até mais gente. Fazer com que possamos levar esse debate para todas as regiões do pais com muita qualidade.” e disse sonhar com um congresso no norte do país: “Eu acredito que as decisões são coletivas, os lugares precisam ser centrais. Mas eu sonho com uma atividade no norte. Eu acho que a vida é bem dura para essa turma”.


Em conversa com a militante do Movimento Mudança e 2º Vice-Presidente da UBES, Thaís Carneiro, ela afirmou que “Esse vai ser um dos maiores Congressos da história da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. O desafio de irmos para além dele e construir uma entidade e um Movimento Estudantil do tamanho do Brasil e que de estudante para estudante, alcance as vitórias que a educação, a juventude e o povo brasileiro precisam está colocado. Tenho certeza de que a estudantada das escolas brasileiras vai se sair vitoriosa nesse desafio!”.
A estudante que é da cidade de Tailândia, no interior do Pará, relatou um de seus desejos para o movimento estudantil: “Anseio a maior participação de estudantes do Norte e Nordeste, regiões com maiores dificuldades de conseguirem chegar até os Congressos que acontecem tradicionalmente na região Sudeste! Somos a parte do país que tem os problemas sociais mais profundos e visíveis, a qualidade da educação que o diga. Organizar os estudantes para a luta por mais direitos e a garantia dos já conquistados é a missão maior da UBES em seus 65 anos e o 40º Congresso contribuirá muito nesse sentido. Muitos estudantes estão conhecendo, se envolvendo, construindo o movimento estudantil pela primeira vez agora com o processo de tiragem de delegados nas escolas”.

Amazonas


O Parintinense, torcedor do Boi Caprichoso e Vice-Presidente Regional AM/AC/RR/RO da UBES, Matheus Conceição, falou com empolgação sobre os números desse 40º CONUBES: "Minhas expectativas são as melhores possíveis, iremos ter um conubes muito grande onde de fato alcançaremos nossa base. No ultimo congresso chegamos a cerca de 3 mil delegados, já nesse, até o momento ultrapassamos os 10 mil, isso significa um crescimento gigantesco pra nós da UBES que tanto queremos chegar mais a nossa base. Os principais desafios é a nova forma de eleição de delgados onde o estudante é eleito da escola direto para a etapa nacional e para nós do Estado do Amazonas é chegar com nossa bancada ao estado de Minas Gerais”. 

Matheus relata que as dificuldades de acesso da região norte é um fator motivador: “Na verdade isso nos anima, pois quanto maior o desafio maior a vontade de chegar e fazer bonito levando as propostas do nosso estado, apresentar a realidade e peculiaridades de nossa região e apresentar soluções”, enfatizou.


Atualmente a UBES é presidida pela aguerrida pernambucana Manuela Braga, mas é do Amazonas o presidente que antecedeu a linda pernambucana. Yann Evanocik, amazonense, eleito presidente da UBES em 2009, também conversou conosco sobre sua gestão na entidade: "Fui Presidente da UBES durante o período de 2009 a 2011, um momento de muita luta política, conquistamos a PEC da Juventude, 50% do Pré-Sal para a Educação, o Programa Nacional de Expansão do Ensino Técnico - PRONATEC, Fim do fiador no FIES, Fórum Nacional de educação e realizamos muitas passeatas pelo Brasil a fora. Tenho orgulho de ter sido o segundo amazonense a presidir essa entidade tão importante para o nosso país e espero de alguma forma ter ajudado a construir a luta dos estudantes. Nesse 40º CONUBES com eleições diretas os secundaristas tem um grande desafio, o congresso tende a aumentar e ser mais participativo. Para o Amazonas, fazer com que mais 300 estudantes participem desse espaço de debate, se torna ainda maior, já que em nosso estado, nossas estradas são rios. Mas acredito muito no esforço dessa nova e vibrante geração de estudantes e sei que vão se dedicar ao máximo para garantir uma grande delegação para esse Congresso Histórico".

Yann retornou para o Amazonas no final de 2011. Em 2012 foi candidato a vereador pelo PCdoB em Manaus, sendo o 4º candidato mais votado em sua legenda. Obteve uma votação histórica e expressiva da classe estudantil manauara. 

Amapá


Rafael Serra, coordenador estadual de movimento secundarista da Kizomba, afirma que: “O congresso da UBES é o momento máximo de debate do movimento estudantil secundarista de todo o Brasil sobre os rumos da educação brasileira e de nossas lutas, logo é de extrema importância à presença de nós que construímos na base o movimento. Espero que o congresso não se foque somente na polarização entre as forças que disputam a hegemonia dentro da entidade, a construção de movimento estudantil deve ser dialética e democrática, espero que os estudantes presentes no congresso consigam definir uma agenda de lutas que corresponda as necessidades do movimento, que comungue a luta dos trabalhadores e de todos os movimentos sociais, que aponte um projeto que contribua para a construção de uma revolução democrática para o Brasil”. 
Para o estudante amapaense, a maior dificuldade é a distância: “Acho que a maior dificuldade sobre o congresso é justamente o deslocamento ao congresso, que normalmente são no Sul e sudeste do país, o que é muito justo, mas sempre damos um jeito de chegar ao congresso, levando a irreverência do povo nortista”.

Roraima

A líder estudantil e militante da UJS, Tatiane Cassiano, que no começo do ano de 2013, foi uma das responsáveis por levar a maior bancada da historia de Roraima, para o congresso da UNE, falou um pouco sobre seu sentimento em relação ao 40º CONUBES, “a expectativa é de um ótimo congresso e esperamos que definamos bandeiras de lutas construtivas para a melhoria da Educação Brasileira”. Sobre a distância, Tatiane disse que “É um grande obstáculo, mas faz com que tenhamos mais vontade de participar”.

Em toda sua existência, a UBES foi presidida por 4 nortistas, são eles: Selma Oliveira Baçal - Amazonas (1985-1986), Leila Márcia - Pará (1991-1992), Marcio Panzera - Pará (1992-1993) e Yann Evanovick - Amazonas (2009-2011).


40º CONUBES

As inscrições de grêmios estudantis e comissões de 10 para o 40º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas - UBES, ocorrem até o próximo dia 31/10/2013, o congresso acontece entre os dias 28/11 e 01/12 no estado de Minas Gerais. Qualquer estudante de escolas municipais, estaduais, federais ou particulares podem participar, as informações encontram-se no site da entidade (www.ubes.org.br). Participe, leve suas pautas, contribua com o debate e fortalece o movimento estudantil na sua cidade, no seu estado e no país.

Clique aqui e saiba mais.

“Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética.” Che Guevara



Por Adriano Reis
Ósculos e Amplexos

Nenhum comentário:

Postar um comentário